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5 Mitos e Verdades sobre Giro de Estoque de Materiais de Construção

Quantos materiais de construção estão armazenados no seu estoque? Quais produtos têm mais saída e quais estão parados por falta de demanda e, consequentemente, gerando prejuízo?

Se você e sua equipe não sabem responder a estas e outras questões sobre controle de giro de estoque, veja os principais mitos e verdades sobre o assunto:

1. Super estocar materiais de construção é sempre vantajoso já que consigo preços melhores com os fornecedores.

MITO – Essa ação pode acarretar prejuízo, já que muitas vezes é necessário fazer um alto investimento para adquirir as mercadorias, o que pode gerar um desiquilíbrio de fluxo de caixa. Firmar uma boa negociação comercial com o fornecedor é importante. Mas você deve avaliar, de acordo com o perfil de seus consumidores, se vale a pena fazer grandes compras de determinados produtos ou marcas, evitando assim custos de estocagem e deterioração dos materiais de construção. Em muitos casos, compor um estoque menor pode ser mais rentável.

2. Consigo controlar meu estoque “no olho”, com base no comportamento do meu consumidor.

MITO – Conhecer o seu público é uma grande vantagem competitiva de venda, mas quando o assunto é estoque é preciso transformar esse conhecimento em dados reais. Para garantir um giro eficiente de materiais de construção, adote um controle organizado que informe a quantidade de cada item armazenado, entrada e saída dos produtos. Sem este controle, torna-se impossível mensurar as vendas. Um gerenciamento eficaz de estoque deve envolver um sistema eficiente e acessível, disciplina e um profissional qualificado para fazer a conferência.

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3. Apostar em datas sazonais me ajuda a girar o estoque

VERDADE – Apostar em datas especiais é uma solução bastante eficiente para fazer o estoque da sua loja de materiais de construção girar. Porém, esteja atento aos comparativos de vendas dos anos anteriores e verifique a quantidade necessária de itens para atender um período de maior demanda. Planejamento é fundamental para evitar falta ou excesso de produtos.

4. Meu inventário deve ser feito esporadicamente.

MITO – O inventário é a solução mais eficiente para checar se a quantidade de materiais de construção registrada no sistema coincide com o estoque físico. Ter um cronograma para a contagem é fundamental para evitar desvios e furtos de mercadorias, garantir que a sua loja está abastecida corretamente e cortar gastos com armazenamento. Portanto, realize inventários periódicos e selecione diariamente alguns produtos para uma contagem por amostragem.

5. Comunicar produtos parados ajudam a movimentar meu estoque

VERDADE – Estratégias como o visual merchandising ajudam os lojistas a promover e vender mais rapidamente os produtos acumulados no estoque. Mas fique atento em relação à clareza da comunicação e as ofertas propostas. Elas devem ser realmente vantajosas e pertinentes ao contexto do consumidor.

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