(21) 3366-5510

Você trabalha com estoque mínimo?

Estoque mínimo

A expressão é conhecida, mas a prática nem sempre faz parte do dia a dia dos lojistas. Quando a gestão de estoque não prioriza um bom giro de produtos é comum haver faltas e isso envolve diretamente a confiança do cliente, já que ele sabe que pode sair de sua loja sem o que foi buscar.

Para solucionar este problema é necessário ter um bom controle de estoque e ter como base para compras um valor mínimo de mercadoria armazenada. Quando se trabalha com este tipo de medidas você fica protegido tanto das faltas quanto do excesso, garantindo um bom fluxo de vendas. Consegue visualizar o giro de produtos de sua loja e investir sua atenção no que realmente é prioridade.

O estoque mínimo também é um indicador extremamente útil para a gestão da loja, já que indica a quantidade mínima necessária de produtos para o pleno funcionamento da sua empresa. Este valor indica o momento de fazer uma avaliação do fluxo de vendas de um produto, a hora em que a compra deve ser feita e a margem ideal para o trabalho. Através do planejamento bem elaborado podem-se evitar problemas como um eventual atraso na entrega pelo fornecedor, o prejuízo de não ter o produto disponível para venda e a possível insatisfação do cliente em não encontrar o que precisa e ter que buscar com a concorrência perdendo a chance de uma venda. Conhecendo o momento da compra você também evita ficar com a mercadoria parada na prateleira o que também configura prejuízo.

Para chegar à quantidade mínima de produtos que você deve ter no seu estoque para trabalhar, deve-se ter em mente a média diária de vendas e com isso por quanto tempo seu estoque estaria coberto com a quantidade comprada. Deve-se também levar em consideração o prazo de entrega do seu fornecedor após o novo pedido ser feito e assim você tem balizadores reais para manter sua gestão de estoque segura.